Considerando o contexto da época , que argumentos poderiam ser utilizados para defender a destruição ou a preservação da Enciclopédia ?
Soluções para a tarefa
Considerando o contexto da época, para defender a destruição da Enciclopédia poderíamos argumentar que ela não respeitava a propriedade intelectual e colaborava para a disseminação de uma ideologia política que ameaçava a ordem social então vigente.
Para preservá-la, poderíamos, ao contrário, adotar a perspectiva iluminista e dizer que ela contribui para a ilustração técnica, permitindo que cada vez mais gente produza coisas - ela ensina, por exemplo, a fazer cerâmicas e tipografias - e contribui para a disseminação de ideias que defendem a liberdade e a dignidade humana, contribuindo para acabar com a injustiça social.
Considerando o contexto da época, os argumentos utilizados para a defesa da Enciclopédia era a de que ela reunia todas as obras desenvolvidas pelos iluministas, o que tornaria mais fácil para as pessoas interessadas nos assuntos abordados, o contato com diversas áreas do conhecimento .
Os argumentos contrários para a defesa da Enciclopédia estão relacionados com os dogmas presentes na sociedade dominada pela Igreja Católica.
Como a Enciclopédia era um livro que questionava as explicações apresentadas pela Igreja Católica para diversas áreas do conhecimento, um argumento para a sua destruição seria a de que os livros era perigosos porque questionava a fé das pessoas e as colocavam contra os ensinamentos considerados sagrados.
O que foi a Enciclopédia?
A Enciclopédia foi a reunião de diversos conhecimentos produzidos por filósofos iluministas. A presença desses conhecimentos em um só lugar, permitiu que eles se tornassem, mas acessíveis.
Ela foi organizada por Diderot e D’Alambert e reuniu 35 volumes das mais diversas áreas do conhecimento. Um dos objetivos dos organizadores era ampliar a divulgação das ideias iluministas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Enciclopédia em: https://brainly.com.br/tarefa/27334112