considerando o contexto da construcao da memoria da proclamacao da republica,como se pode avaliar o tiro contra o quadro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O contexto de construção da memória da Proclamação da República, em 1889, é o de condenação do período imperial, representado pela figura do monarca D. Pedro II. O tiro demonstra o descontentamento popular com a monarquia.
A Proclamação da República foi marcada pela produção de símbolos imagéticos que contestavam os anos anteriores, como a bandeira positivista marcada pela frase “Ordem e Progresso” e a nova letra do hino nacional, do poeta Joaquim Osório Duque-Estrada e ratificada apenas em 1922.
Proclamação da República
A proclamação ocorreu a partir de um processo deflagrado desde meados do século XIX. O Segundo Reinado, logo no seu início, teve que lidar com movimentos contestatórios como a Cabanagem, no Grão-Pará e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o que demonstra a instabilidade política.
Com o crescimento do café surgiu uma elite que queria maior participação política, e que lançou, em 1870, o Manifesto Republicano. Reivindicavam o federalismo e a proclamação da República. Em São Paulo, foi criado o Partido Republicano Paulista (PRP).
Lembre-se que o monarca possuía o Poder Moderador, que foi outorgado na Constituição de 1824 e que lhe dava o poder de mudar qualquer medida instaurada pelo Congresso. Essa centralização desagradava tanto a nova elite do café quanto os militares.
Em 1888, foi aprovada a Lei Áurea, abolindo a escravidão, o que desagradou vários fazendeiros pelo Sul, Sudeste e Nordeste, que aderiram ao movimento republicano. Além disso, a insatisfação popular crescia, culminando no golpe militar do dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República.
Para maiores informações sobre a República, confira: https://brainly.com.br/tarefa/38988382
#SPJ2