História, perguntado por anapaulinhasoares, 11 meses atrás

- Considerando o conceito de revolução como a mudança abrupta num dado cenário histórico, por que a Revolução Francesa é denominada como uma revolução burguesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por hsdb1212
2

Resposta:

A Revolução Francesa se constitui como um dos eventos que ficaram conhecidas como "revoluções burguesas" pq foi um movimento levado a cabo por uma burguesia que na época necessitava se expandir e encontrava barreiras perante a organização social da época, pautada em regimes absolutistas. A Revolução Francesa de fato foi uma revolução, pois revolucionou as condições materiais da época, revolucionou as relações de produção. Mas é burguesa, pois foi uma investida dessa classe. Com a revolução francesa, a burguesia ascende ao poder no lugar da antiga classe dominante, a aristocracia. A burguesia deixa de ser classe oprimida e se torna classe opressora, classe dominante. A classe oprimida passa a ser o proletariado.

Explicação:

A Burguesia foi quem orquestrou a tomada do poder, ativando as demais classes (exceto nobreza) para por abaixo o sistema governamental monárquico de luiz XVI, daí então a primeira revolução de sucesso de cunho popular, porém, comandado pelos interesses burgueses. 

Perguntas interessantes