Filosofia, perguntado por victorhfurlanowwhkl, 1 ano atrás

Considerando o atual cenário das ciências e nas diversas características, a metodologia universal (defendida nos séculos XIX e XX) poderia ser aplicada hoje? Por quê? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Trel
0

Olá.

 

A “metodologia universal” não é válida atualmente. Justifico adequadamente, após fazer considerações acerca do que se trata o enunciado.

 

A ciência, como hoje conhecemos, teve grande influência do Positivismo, que teve como marco principal a criação de métodos e sistematizações que até hoje são usados até hoje para se “fazer ciência”. Para Comte e outros positivistas, todas as ciências deveriam seguir dos mesmos tipos de métodos, criando assim uma “metodologia universal”. O problema principal desse pensamento é não enquadrar muito bem algumas das ciências humanas, que tem partes que não são passíveis de mensuração, sendo assim, “excluídas como ciência”. Uma área do conhecimento que foi muito perturbada por isso foi a Psicologia.

 

A Psicologia (uma ciência humana), na época do Positivismo, teve de se aproximar das “ciências naturais e biológicas” para ser considerada ciência. Mesmo sendo dotada de epistemologias e métodos passíveis de garantir certeza, quando se prende a base positivista do final do séc XIX, "não se tem ciência", o que é incorreto. Sendo assim, a metodologia universal não deve ser aplicada hoje, pois é antiquada e não consegue abranger sem excluir nenhuma área do conhecimento.

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas interessantes