Direito, perguntado por Julia252, 1 ano atrás

Considerando, hipoteticamente, que um determinado mercado, que cede vagas de estacionamento para seus clientes, registrou uma grande quantidade de veículos furtados ou roubados e que, após diversas ações judiciais contra o estabelecimento, este foi condenado a indenizar os seus clientes vitimados e, ainda, considerando que esse mercado constitui uma sociedade em nome coletivo, como essa indenização se daria, caso o patrimônio da empresa não fosse suficiente?
No caso da sociedade em nome coletivo, cada sócio responderá ilimitadamente e isoladamente por qualquer obrigação social da empresa, ainda que o montante apurado do capital seja superior ao valor do capital social. Desta forma, caso a dívida da empresa seja superior ao seu capital, os bens individuais dos sócios garantirão o seu resgate.

Soluções para a tarefa

Respondido por Carlly
1
Bom dia colega.
Na sociedade em nome coletivo todos os sócios respondem de maneira solidária e ilimitadamente por suas obrigações sociais, inclusive perante terceiros, podendo limitar a responsabilidade de cada um apenas nas relações entre si.
A solidariedade quer dizer que qualquer dos sócios poderá responder pela obrigação.
Ilimitado quer dizer que não tem limite para arcar com a indenização.

Espero ter lhe ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes