Considerando exemplos de sua vida e de conhecidos, explique como o processo de alienaçao afeta uma pessoa em sua relaçao consigo mesma, em sua maneira de relacionar-se com outras pessoas, em sua forma de consumir, em suas opçoes de lazer e entretedimento
Soluções para a tarefa
Excelente questão... O processo de "alienação" primeiramente afeta a essência da pessoa, pois ela deixa de ser ela mesma, passando a adotar um comportamento e um pensamento que são contrários ao que ela é de verdade, portanto a pessoa passa a viver uma "farsa". Em um segundo momento, a maioria (se não a totalidade) das suas relações afetivas "verdadeiras" será prejudicada, pois as pessoas passarão a evitar este indivíduo, pois ele não mais é quem ele era antes. Em um terceiro momento, a sua forma de consumir não mais considerará a sua renda ou classe social, pois o indivíduo perdeu a noção do valor das coisas e de seu próprio valor enquanto indivíduo. E no quarto e último momento, as suas opções de lazer e entretenimento serão totalmente diferentes de seus costumes e valores, assim resulta na descaracterização "total" daquele indivíduo de antes.
Resposta:
O processo de alienação afeta diretamente nossas vidas, tal como:
A) ele nos faz buscarmos uma imagem estética, intelectual ou de outro espectro que muitas vezes não é o que realmente desejamos ou somos.
Isso gera a frustração, a insatisfação e a depressão. Os padrões de beleza são um exemplo.
B) a alienação dita quais grupos são legais, quais não são. Se você não "se encaixa" nos padrões de terminado grupo, isso muda radicalmente sua relação com eles.
Se você não fala sobre o assunto que está na moda ou não ouve as músicas do momento, você é visto como um "estranho".
C) a alienação "fabrica, compra e promove" cultura e usa figuras famosas para promover seus produtos.
A legião de fãs vai querer comprar aquele tênis ou óculos que a atriz famosa está usando. Ou seja, a alienação influencia diretamente nas decisões de compra.
D) o processo de alienação diz o que é legal ou não fazer até mesmo para se divertir. Por muito tempo, foram as baladas, por exemplo.