Química, perguntado por thaysataide, 1 ano atrás

considerando duas soluções aquosas A, de glicose (1 mol/l) e B, de sacarose (2 mol/l)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
7
a) Um mol representa 6,02.10^23 partículas, que neste caso, como se trata de substâncias, são moléculas. Um mol de substância sempre terá essa quantidade de moléculas, independente da substância.
Então para um mesmo volume de solução a que apresenta maior número de partículas será a que tem maior concentração, que no caso é a de sacarose.

b)  A elevação da temperatura pela presença de um soluto não volátil é chamada de efeito crioscópio. O calcula da variação (aumento) de temperatura de ebulição para um soluto não volátil e não iônico (sacarose e glicose são compostos moleculares e não ionico) é feito pela seguinte fórmula:
ΔT=Ke.W

Onde Ke é a constante ebulioscópica e depende apenas do soluto, e W é a Molalidade.  Assim, a adição de diferentes solutos irá influenciar na molalidade apenas. O calculo da molalidade é feita por:
W=n(soluto)/m(solvente)
Assim, de forma geral, quanto maior a concentração molar de soluto maior será a molalidade também, e portante, maior o aumento de temperatura.
A solução que tem maior concentração molar é a de sacarose.

c) O efeito de baixar a temperatura de congelamento pela adição de soluto não volátil é chamado de efeito crioscópico, e o seu calculo é imilar ao da ebulioscopia:   ΔT=Kc.W
Onde Kc é a constante crioscópica e só depende do solvente. E W e a molalidade. Assim, maior molalidade dará um maior abaixamento de temperatura. No mesmo raciocínio da questão anterior, a solução de sacarose dará é mais concentrada diminuirá mais a temperatura de congelamento.

Espero ter ajudado =)

thaysataide: ajude muito, obrigada
Perguntas interessantes