Considerando as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais na sociedade contemporânea, é preciso repensar a função social do currículo e do ensino. Desta forma, a escola deve ser:
Uma instituição com uma proposta metodológica sem concepção do valor que se atribui ao ensino.
Uma instituição agente de informação de conhecimentos previamente definidos para que o aluno alcance bons resultados nos vestibulares e ingresse no ensino superior.
Uma instituição agente de mudanças e geradora de conhecimento e que, possibilita a formação de sujeitos capacitados para intervir e atuar de forma crítica e criativa na sociedade.
Uma instituição agente de reprodução social e geradora de desigualdades e que, impede a formação de sujeitos capacitados para intervir e atuar de forma crítica e criativa na sociedade.
Uma instituição com uma proposta metodológica definida pela legislação vigente.
Soluções para a tarefa
A é falsa, pois a escola deve ter plena consciência do papel social que ocupa, de modo que deve estar ciente deste valor.
B é falsa, pois a escola tem também o dever de formar cidadãos reflexivos, que possam compreender as estruturas da sociedade, questioná-las e, se necessário, mudá-las, e não apenas realizadores de provas.
C é verdadeira, pois é exatamente esta a "função cidadã" que a escola precisa assumir para cumprir corretamente o seu papel social.
D é falsa, pois isto seria servir como aparato ideológico da repetição da exclusão e das desigualdades, algo que a escola não deve se prestar a cumprir.
E é falsa, pois a escola precisa, para cumprir o seu papel, de liberdade de ação, não podendo simplesmente obedecer sem refletir aquilo que a legislação impõe (embora também não deve desrespeitá-la, sob risco de não cumprir com seu papel democrático.)