Considerando as principais decisões do governo de Napoleão relacionados aos diferentes setores da sociedade francesa, pense e descreva como seria a imagem do imperador diante dos seguintes grupos sociais: burguesia industrial, nobreza de sangue, clero católico, camponeses, mulheres e operários.
Soluções para a tarefa
Boa Noite!
Napoleão era uma figura que tinha bastante apreço de diversos setores da sociedade civil, política e militar. Os camponeses e operários tinham uma ligação com as características mais populistas* do imperador. A burguesia industrial via em Napoleão a possibilidade de retomar as rédeas da nação, até o momento dominadas pelos setores médios e pequenos da burguesia em ascensão. A nobreza nutria um certo medo, dadas as ações de caráter mais popular, que mantiveram longe das mãos dos nobres os poderes sobre as terras que haviam sido concedidas aos camponeses.
Mulheres ainda recebiam tratamento inferior por sua condição sexual. Esse tratamento, que melhorou um pouco com a Revolução, ainda era de dominância. Os setores femininos tinham, dado o carisma de Bonaparte, admiração por sua figura.
OBS: O termo populistas não se aplica em seu sentido moderno, como se evidenciou no século XX, mas cabe para título de comparação.
Espero ter ajudado!