Considerando as personagens de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Além do costume das lágrimas intempestivas, tinha Vidinha um outro, o de começar sempre tudo que tinha a dizer por um "pois então" muito acentuado. ( ) Era a Comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de alcoviteira, que adotara por curiosidade; todos a conheciam por muito cética e por repudiar as missas da cidade. ( ) D. Maria tinha bom coração, era benfazeja, devota e amiga dos pobres, porém em compensação dessas virtudes tinha um dos piores vícios daquele tempo e daqueles costumes: era a mania das demandas. ( ) Além da qualidade de maldizente, José Manuel mentia com um descaro como raras vezes se encontra. Uma de suas histórias mais comuns era a que ele intitulava "O naufrágio dos potes". ( ) A justiça do Major Vidigal era infalível: não havia apelação das sentenças que dava, fazia o que queria e ninguém lhe tomava contas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) F – F – V – V – V. b) V – F – F – V – V. c) V – V – F – F – F. d) V – F – V – V – F. e) F – V – V – F – F.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra A: F – F – V – V – V.
A assertiva I é falsa, pois Vidinha tinha o costume de começar tudo com um "qual" que era muito acentuado. A personagem não usava "pois então". É uma personagem adorada por Leonardo.
Vidinha tinha como hábito dar muitas risadas, característica marcante na personagem de Memórias de um Sargento de Milícias.
A assertiva II também é falsa porque a Comadre era uma mulher conhecida pela sua devoção, todos a conheciam como beata de quebranto e papa missa de cidades.
Abraços!
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás