Direito, perguntado por fransousa28, 1 ano atrás

Considerando as novas regras para a obtenção e o valor da aposentadoria propostas pela reforma da previdência, na versão aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em maio de 2017, para se aposentar os trabalhadores do setor urbano devem ter a idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) e ter contribuído por 25 anos; nesse caso, o valor da aposentadoria corresponderá a 70% da média dos salários de contribuição. De acordo com a análise feita pelo DIEESE essa porcentagem diferencia-se dos valores recebidos até então no país, segundo os quais, pessoas que tenham se aposentado com a idade mínima recebem o valor de95% de sua média, mas, além disso, as novas regras propostas em relação ao valor da aposentadoria estabelecem que, no cálculo da média, sejam computados todos os salários de contribuição (e não mais apenas os 80% dos maiores salários recebidos) e para que se receba a chamada aposentadoria “integral”, que equivale a 100% (da média dos salários de contribuição) o trabalhador deva completar 40 anos de contribuição previdenciária (contra os atuais 30 ou 35 anos). (DIEESE. PEC 287-A: A reforma da Previdência e da Assistência Social na versão aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. DIEESE, São Paulo, Nota técnica, n. 186, julho, 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2017). Com base nas informações citadas acima sobre as novas regras relacionadas ao cálculo do valor da aposentadoria propostas pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em maio de 2017, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo: ( ) A proposta da contagem do valor da aposentadoria com base na média de todos os salários recebidos pretende assegurar ao conjunto dos futuros aposentados um benefício que corresponda integralmente a 100% dos salários de contribuição. ( ) A reforma da previdência reduz o valor da aposentadoria ao estabelecer como patamar básico de 70% da média dos salários de contribuição às pessoas que cumprirem a idade mínima e os 25 anos de tempo de contribuição. ( ) O trabalhador perde, com a reforma da previdência, o direito à aposentadoria “integral”, passando a receber somente 80% da média dos salários de contribuição. ( ) As novas regras propostas reduzem a média e o valor da aposentadoria na medida em que o cálculo passará a ser feito com base na contagem da média de todos os salários recebidos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma: a. F-V-F-F. b. V-F-F-V. c. V-F-V-F. d. F-V-F-V.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0
Olá.

De acordo com a leitura:

I- É uma assertiva falsa, já que a intenção não é que esses futuros aposentados recebam integralmente 100% dos salários que contribuíram. Isto será de acordo com o seu tempo de contribuição, que pode ser de 70%, 80%, etc.


II- Verdadeira, pois definido o tempo de contribuição e seus requisitos, os aposentados poderão receber 70% da sua média de salários, que antes não era possível.


III- Falsa, já que o trabalhador não irá perder o direito a aposentadoria integral, vai poder receber o benefício conforme os requisitos estabelecidos pela previdência.

IV- Verdadeira. Pois com o novo cálculo, que leva em conta a média dos salários recebidos é possível reduzir a média e o valor da aposentadoria.


Portanto, a sequência correta é: F-V-F-V= Letra D.

Bons estudos!

Perguntas interessantes