Considerando as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nos serviços de saúde e na educação, inicialmente temos que a educação surge na saúde como Educação Sanitária, a partir da necessidade do Estado de controlar as epidemias de doenças infectocontagiosas que ameaçavam a economia agroexportadora do país durante a República Velha, no começo do século XX. Posteriormente com o Governo Militar, inicia-se no país um período de repressão e a saúde da população piora ainda mais diante desses fatos: os profissionais de saúde insatisfeitos com essa situação começaram no início da década de 1970 experiências de educação em saúde. (MACIEL, 2009).
Com relação ao contexto de Educação Popular em Saúde, podemos afirmar:
I - Educar em saúde é mais do que apenas informar; é pensar a partir da reunião de histórias de vida do cidadão, em que haja direcionamento para a reflexão das necessidades, ou não, de mudanças na trajetória dessas vidas.
II – O modelo das ações em educação popular em saúde estão pautados na valorização do saber popular, no estímulo e respeito à autonomia do indivíduo e no cuidado de sua própria saúde.
III - Um dos objetivos de educar em saúde é desenvolver a personalidade integral do aprendiz, sua capacidade de pensar e raciocinar, seus valores e hábitos de responsabilidade e cooperação.
IV - Os profissionais de saúde e a comunidade são participantes ativos do processo de aprendizagem e presentes em todos os momentos do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação do projeto político, técnico-assistencial e pedagógico da equipe.
Encontram-se corretas:
Somente as alternativas II e III.
Somente as alternativas I e III.
Somente as alternativas I, II e IV.
Somente as alternativas II, III e IV.
Todas as alternativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Todas estão corretas
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás