Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I – Os verbos “gastamos” e “desgastamos” introduzem a expressão “consumismo feroz”. II – Os termos “sapato”, “carro” e “trabalho extra” ajudam a reforçar a ideia de consumismo. III – O trecho “ou fora realidade” confirma o anterior “não sei se sou otimista demais”. IV – Os adjetivos “tranquila” e “divertida” contradizem a ideia do título “Prioridades”. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Eis o texto que acompanha a questão:
“Muito do que gastamos (e nos desgastamos) nesse consumismo feroz podia ser negociado com a gente mesmo: uma hora de alegria em troca daquele sapato. Uma tarde de amor em troca da prestação do carro do ano; um fim de semana em família em lugar daquele trabalho extra que está me matando e ainda por cima detesto.
Não sei se sou otimista demais, ou fora da realidade. Mas, à medida que fui gostando mais do meu jeans, camiseta e mocassins, me agitando menos, querendo ter menos, fui ficando mais tranquila e mais divertida. Sapato e roupa simbolizam bem mais do que isso que são: representam uma escolha de vida, uma postura interior. (...)”
I e II são verdadeiras, posto que as expressões, que iniciam o texto, vem logo antes de "consumismo feroz", introduzindo-a, enquanto que as possessões materiais (carro e sapato, por exemplo) são mencionadas como alguns (dos muitos) exemplos de consumismo que são comuns na vida moderna.
IV é certamente falsa, posto que a ideia do texto é que as prioridades devem ser o bem-estar "espiritual", e não o material.
III pode ser considerada como verdadeira ou falsa a depender da interpretação. Em certo sentido ele confirma, com outras palavras, o que foi dito antes.