Artes, perguntado por paula87978, 11 meses atrás

Considerando as imagens apresentadas nesta dupla de páginas, responda:
• Em que linguagens artísticas a nova arte dos trópicos foi expressa?
• Due materiais e técnicas podem ser observados nesses exemplos?
A que lugares do Brasil as produções retratadas estão relacionadas?
O que você sabe sobre os movimentos artísticos que aconteceram nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil? alguém me ajudar gente por favor ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lalabhz
59

Resposta:

Explicação: - Em que linguagens artísticas a nova arte dos trópicos foi expressa?

Resposta: Música, design gráfico, arquitetura, teatro, artes visuais, cinema.

- Que materiais e técnicas podem ser observados nesses exemplos?

Resposta: Fotografia em alto-contraste, tipografia, impressão colorida, construção tridimensional com papel, filmagem em locação externa.

- A que lugares do Brasil as produções retratadas estão relacionadas?

Resposta: O álbum de Nara Leão e o trabalho de Lygia Pape foram produzidos na cidade do Rio de Janeiro; a imagem da construção do Congresso Nacional se refere a Brasília; o Teatro de Arena foi fundado em São Paulo; Glauber Rocha filmou o longa-metragem Deus e o diabo na terra do Sol no interior da Bahia.

- O que você sabe sobre os movimentos artísticos que aconteceram nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil?

Resposta pessoal.

204

Como a arte brasileira se projetou no cenário mundial?

Foi por meio da música, na década de 1950, que o Brasil passou a chamar a atenção na cena cultural internacional. Um grupo de jovens músicos, entre eles o baiano João Gilberto (1931) e o carioca Tom Jobim (1927-1994), reunia-se então em torno da chamada bossa nova, um jeito diferente de tocar o samba, que soou como grande novidade.

O país despontava também como espaço privilegiado para a experimentação das propostas arquitetônicas e urbanísticas modernas. O arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), em seus projetos, ousava na forma e no uso da tecnologia do concreto armado. Com o urbanista Lucio Costa, ele projetou Brasília, a nova capital do Brasil, atraindo as atenções de intelectuais europeus, que viram na cidade planejada uma possibilidade de concretizar a utopia modernista.

Nas artes visuais, artistas ligados ao movimento neoconcretista, como Lygia Clark (1920-1988), Hélio Oiticica (1937-1980) e Lygia Pape (1927-2004), inventavam uma arte sensorial, que extrapolava os limites do quadro e da escultura. Proposições que foram vistas mais tarde como novas formas estéticas e tomadas como referência por artistas em todo o mundo.

Em Salvador, a presença da arquiteta italiana Lina Bo Bardi (1914-1992) e do músico alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) somada à implantação de instituições como o Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) e o Museu de Arte Popular da Bahia (MAP) contribuíram para fomentar um pensamento inovador na cidade. Dessa efervescência cultural nasceu um movimento cinematográfico, o Cinema Novo, e começou a ser gestada uma revolução musical que marcaria o final da década de 1960, a Tropicália.

Perguntas interessantes