Considerando as idéias de Lavoisier e Proust sobre as reações químicas, explique a importância de fazer um balanceamento correto de uma determinada reação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais leis ponderais introduzidas no século XVIII que geraram um grande avanço no estudo da Química, foram as leis de Lavoisier e a de Proust. Ambas serão explicadas mais detalhadamente a seguir. A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Esta lei foi formulada após Lavoisier realizar um experimento usando uma certa massa de óxido de mercúrio como reagente, o qual foi aquecido dentro de um sistema fechado. O produto desta reação química foi mercúrio e oxigênio, cujas massas somadas foram idênticas ao número da massa do reagente. A equação química da reação descrita acima está mostrada abaixo:
Com esse experimento, Lavoisier chegou à seguinte conclusão: “Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”. Matematicamente, temos:
Observe o exemplo a seguir:
A lei de Lavoisier foi a primeira das leis das combinações químicas, também conhecidas como leis ponderais. As leis ponderais são aquelas que relacionam as massas dos participantes de uma reação química. Por meio dela, foram surgindo outras leis que explicavam as regularidades que acontecem nas combinações químicas. Lavoisier é considerado o fundador da Química moderna. Lei de Proust
A Lei de Proust, mais conhecida como Lei das Proporções Constantes ou Lei das Proporções Definidas, foi proposta pelo químico francês Joseph Louis Proust em 1799.
Proust analisou diversas substâncias e descobriu que a proporção ou composição em massa de cada um dos elementos que formam determinada substância era constante, independentemente do seu processo de obtenção.
A água, por exemplo, apresenta a seguinte proporção de elementos:
De acordo com o exemplo acima, a relação entre as massas de hidrogênio e oxigênio será sempre a mesma no caso da composição da água, qualquer que seja a massa de água considerada.
Isso significa que, para formar uma molécula de água, o hidrogênio se combinará com o oxigênio na proporção de 1 para 8 em massa. Ou seja, reagindo 1 g de hidrogênio com 8 g de oxigênio, obtemos 9 g de água. Veja os exemplos abaixo:
Com os resultados desses experimentos, Proust enunciou a seguinte lei ponderal, que recebeu o nome de lei das proporções constantes:
“Toda substância possui uma proporção em massa constante em sua composição.”
Explicação:
espero ter ajudado