Considerando as etapas do desenvolvimento motor e suas aplicações no basquetebol, cabe abordarmos a base teórica da aprendizagem desse processo. Ladewing (2000), com base na teoria de Fitts e Posner (1967), caracteriza os estágios de aprendizagem, cuja compreensão auxilia o técnico esportivo na apresentação de novas tarefas e problemas motores, sendo eles: cognitivo, associativo, autônomo.
A característica principal do estágio cognitivo, inicial da aprendizagem, são os inúmeros erros apresentados de maneira grosseira, durante e após a aquisição da habilidade. Estes erros constantes na performance geram uma sobrecarga nos mecanismos da atenção do aluno. Já no Estágio Associativo, após certo período de prática, o aluno consegue realizar os movimentos propostos pelo professor com facilidade, dominando alguns mecanismos básicos. Por fim, no Estágio Autônomo, o atleta consegue realizar a atividade de forma automática, ou seja, “sem pensar” ou dedicar atenção ao movimento. Neste estágio o indivíduo realiza os movimentos concentrando-se nos pontos críticos, sendo possível dificultar as tarefas e problemas propostos. Nesta fase, ele consegue identificar seus erros e corrigi-los.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. PEDAGOGIA DO ESPORTE E BASQUETEBOL: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012.
Considerando as informações apresentadas analise as afirmações a seguir.
I- Na faixa etária das categorias de 13 e 14 anos, o ideal, seja nos treinos em circuito ou os orientados pelo professor, é realizar um rodízio entre as posições, ou seja, na estação dos pivôs, os laterais que atuam nas posições 3 e 4 também realizam trabalhos de pivô, o mesmo ocorre com os pivôs que atuam na posição 3. Já, entre os armadores e laterais, todos realizam os exercícios nas duas posições.
II- É importante que o professor possa possibilitar a vivência em posições específicas, pois é muito comum no basquetebol aparecer um menino ou menina com 13 anos e 1,78m. de altura e ser direcionado para a posição de pivô por causa da estatura. Ficando assim, especialista nessa posição.
III- A equipe de 15 anos pode ser separada por posição de jogo para realizar os mesmos fundamentos das outras categorias. Entretanto, nessa faixa etária a posição de jogo já está definida, por isso, o grau de exigência é maior, bem como a complexidade dos exercícios, porque estão no estágio autônomo.
IV- Finalizando as etapas, vem a formação de duplas, trios e quartetos para incluir passes, corta-luz, finalizações em diferentes situações de jogo, que abrange somente alunos do estágio cognitivo, na categoria de 17 anos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra A: Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
a)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás