Considerando a tirinha apresentada e as questões de variação linguística que ela suscita,assinale a opção correta.@ A gramática normafiva é a fonte de explicação para os fenômenos linguísficos em umasociedade.O A realidade linguísfica é grafocêntrica, o que jusfifica o ensino das modalidades orais eescritas da língua. @ As marcas da oralidade devem ser suprimidas para o uso correto dequalquer gênero do discurso escrito. fú O fenômeno da variação linguística indica que umalíngua falada deve respeitar as regras da gramáticanormativa.O O caráter multicultural e desigual da oralidade, que se realiza tanto na forma culta quantoem outras, carrega marcas de tempo, espaço e Iugar.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O gabarito da questão é dado pela letra (E).
A tirinha evidencia dois personagens que vivem na zona rural, local onde há a predominação da comunicação informal entre os moradores. Esse fato pode ocorrer por vários motivos, como a falta de conhecimentos sobre a norma culta da língua (quesito educação) e manutenção da tradição da comunicação rural.
Por fim, vale destacar que as palavras da tirinha fazem parte do dia a dia de milhares de famílias que vivem no campo e mantêm as suas tradições locais.
Lute pela realização dos seus sonhos!
Resposta:
A resposta correta é: O caráter multicultural e desigual da oralidade, que se realiza tanto na forma culta quanto em outras, carrega marcas de tempo, espaço e lugar..
Explicação:
Considerando a tirinha apresentada e as questões da variação linguística que ela suscita, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O caráter multicultural e desigual da oralidade, que se realiza tanto na forma culta quanto em outras, carrega marcas de tempo, espaço e lugar.
b. A realidade linguística é grafocêntrica, o que justifica o ensino das modalidades orais e escritas da língua.
c. O fenômeno da variação linguística indica que uma língua falada deve respeitar as regras da gramática normativa.
d. A gramática normativa é a fonte de explicação para os fenômenos linguísticos em uma sociedade.
e. As marcas da oralidade devem ser suprimidas para o uso correto de qualquer gênero do discurso escrito.