Considerando a relação entre eletrons prontons e neutrons preencha a tabela a seguir
Soluções para a tarefa
Olá, jovem. Aqui vai o gabarito + algumas explicações.
1. O número atômico é igual o número de prótons, portanto, já preenchemos alguns espaços.
2. A(massa) = P(prótons) + N(neutrons) -> O átomo é composto, basicamente, por prótons, elétrons e nêutrons. Divido em núcleo e eletrosfera. No núcleo, se localiza os prótons e os neutrons, na eletrosfera, apenas os elétrons. Contudo, não somamos a massa do elétron por ela ser mínima, isto é, quase desprezível. Agora fica fácil lembrar dessa conta: a massa do átomo é a massa do núcleo, e o que tem no núcleo? Prótons e elétrons. :)
3. Sobre a carga e o elétron, também é simples. Se o átomo for neutro (Carga = 0), a quantia de elétrons será igual a quantia de prótons, ou seja, o número atômico.
3.1.Caso o átomo esteja com carga +, como o Fe+3, significa que ele perdeu elétrons, logo, subtrai o valor da carga (3) do valor do número atômico/próton. Ex.: Fe+3: 26 prótons = 26 n° Atômico. Elétrons = 26 - carga = 23.
3.2. Caso o átomo esteja com carga -, como o Se-2, significa que ele ganhou elétrons, logo, soma o valor da carga (2) ao valor do número atômico/próton. Ex.:
Se-2: 34 prótons = 34 n° Atômico. Elétrons = 34 + carga = +2
Antes, uma última coisinha: Sobre essa carga positiva (+3) subtrai e a carga negativa (-2) somar. É estranho, eu sei, mas isso se deve por ser elétron. O elétron possui carga negativa. Portanto, quando você recebe 1 elétron, soma uma carga negativa ao átomo, por isso, fica -1. E vice versa. Se perde 1 elétron, significa que perdeu uma carga -1, logo, +1.
Espero que tenha ajudado. Vlw.