Biologia, perguntado por italohmarques, 6 meses atrás

Considerando a relação do COVID-19 com alterações musculoesqueléticas, explique como ocorre o

processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular? Quais estruturas participam desse

processo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
35

  A contração da fibra muscular tem inicio com a despolarização do neurônio motor presente no sistema nervoso central, após isso o potencial de ação passa do neurônio motor para os miócitos (células musculares), esse evento despolariza a membrana do miócito e faz com que ela mude sua permeabilidade para o cálcio.

  Nesse momento ocorrem também ativações dos canais de cálcio, e a membrana começa a acionar as fibras de actina e miosina, que com o ATP se encurtam dando início a contração muscular, após a contração o cálcio se liga a um sítio presente na fibras de actina e miosina e faz o músculo relaxar.


nascimentodias1: obrigado!!!
yTrinity: fonte?
linemartins453: qual a fonte
Respondido por nayanialvesr
0

O processo de acoplamento excitação-contração na fibra muscular acontece quando os filamentos de actina, deslizam sobre os de miosina, diminuindo o tamanho do sarcômero e causando a contração muscular.

Contração muscular

A contração muscular acontece quando a unidade de contração, o sarcômero, tem seu tamanho reduzido. Isso acontece quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina. Para que isso ocorra, é necessário a liberação de neurotransmissores (acetilcolina) na placa motora, para estabelecer um potencial de ação.

Esse potencial de ação será responsável pela condução de um impulso nervoso e da liberação do cálcio no reticulo sarcoplasmático, que garantirá o fornecimento de ATP e o deslizamentos das fibras musculares. Permitindo assim, a contração.

Outra questão sobre contração muscular:

https://brainly.com.br/tarefa/3128126

Anexos:
Perguntas interessantes