Considerando a recomendação de Hume de que os cientistas apresentem suas teses como probabilidades e não como certezas irrefutáveis:
a) Qual é a diferença entre probabilidade e certeza ?
b) Você concorda com essa recomendação? Justifique e dê exemplos
Soluções para a tarefa
5 respostas · Filosofia
Melhor resposta
Will, lindo,
EU DISCORDO.
Numa outra pergunta sua, eu comentei que esta pergunta que vc está fazendo agora é cabeluda. Na verdade, a resposta a esta pergunta tem material para uma tese inteira e ainda sobra. Realmente, eu não sei se vou conseguir respondê-la a contento, mas vou tentar.
Eu adoro Hume, mas aqui eu tenho que discordar dele, até porque este problema que ele explana no seu 'Tratado sobre a Natureza Humana' já fora resolvido antes dele por Leibniz e depois dele por Kant. Mas quero deixar claro que esta minha posição ainda não é uma posição fechada, pois às vezes eu enfrento uns períodos de ceticismo também.
Na sua obra, na verdade, Hume está propondo como método para o conhecimento, um pré conhecimento sobre a natureza humana e o que isso interfere na sua percepção do empírico. Ao desenvolver esta 'proposta', Hume chega no que poderíamos resumir assim: "as ciências (o conhecimento), são apenas hábitos psicológicos de associar percepções e idéias por semelhança e diferença, bem como por contiguidade espacial e temporal". Só que, dizer isso é o mesmo que dizer que ciência ou conhecimento é impossível, Aliás, este é o principal problema colocado pelo empirismo, ou seja, a impossibilidade do conhecimento objetivo da realidade. E isso não é verdade, porque nós temos ciência e acho que não há como negar isso. O grande exemplo usado tanto por Leibniz quanto por Kant para argumentar isso, foi a Matemática. Por exemplo, não há como negar que todo triângulo tem três faces, assim como a soma de seus ângulos internos é igual a 180° e isso não pode se degenerar em probabilidade. Aqui há ausência de probabilidade e ausência de probabilidade significa certeza.
Will, não sei se consegui me explicar, mas este problema envolve uma série de coisas, principalmente as discutidas por estes três filósofos. (Fora aquela história de Hegel dizendo que a razão é histórica).
Certeza é algo certo, ja a probabilidade tenho uma certa chance de acontecer mais no 100%