Considerando a poesia de Gregório de Matos e o momento literário em que sua obra se insere, avalie as seguintesafirmativas:1. Apresentando a luta do homem no embate entre a carne e o espírito, a terra e o céu, o presente e a eternidade,os poemas religiosos do autor correspondem à sensibilidade da época e encontram paralelo na obra de um seucontemporâneo, Padre Antônio Vieira.2. Os poemas erótico-irônicos são um exemplo da versatilidade do poeta, mas não são representativos da melhorpoesia do autor, por não apresentarem a mesma sofisticação e riqueza de recursos poéticos que os poemaslíricos ou religiosos apresentam.3. Como bom exemplo da poesia barroca, a poesia do autor incrementa e exagera alguns recursos poéticos,deixando sua linguagem mais rebuscada e enredada pelo uso de figuras de linguagem raras e de resultadostortuosos.4. A presença do elemento mulato nessa poesia resgata para a literatura uma dimensão social problemática dasociedade baiana da época: num país de escravos, o mestiço é um ser em conflito, vítima e algoz em umasociedade violentamente desigual.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Sobre a poesia e a forma de escrita do autor Gregório Matos, a alternativa que apresenta informações verdadeiras é a LETRA C.
A afirmação 1 é correta, Gregório Matos era um poeta do estilo literário Barroco. logo, temas como céu, inferno, e espiritualidade eram pontos centrais de sua obra, como diz a afirmação 1.
A afirmação 2 possui erro, pois os poemas de Gregório Matos, não eram do gênero erótico-irônico.
A afirmação 3 é correta, pois fala da natureza barroca das obras do autor, e ressalta o uso de figuras de linguagem, que são uma marca do seu estilo de escrita.
A afirmação 4 também é verdadeira, ela mostra que o autor por escrever em um período colonial, onde ainda havia a forma de trabalho escravo, mencionava a dimensão social através dos personagens de sua obra.
Gregório de Matos, representante do Barroco, escreveu sobre religião, romances e sátiras (C).
A alternativa 2 está incorreta, pois Gregório de Matos não escrevia poemas erótico-irônicos, mas romances religiosos.
A literatura barroca no Brasil e no mundo é um estilo literário que perpassou a arte, a arquitetura, a pintura e várias outras manifestações sociais.
Tem como característica uma linguagem bastante formal, robusta, detalhada, sensuais e paradoxais.
A literatura Barroca utilizada de cultismo e conceptismo, ou seja, formalismo dos léxicos e trabalha com concepções filosóficas, teológicas e acadêmicas.
O Barroco (ou Seiscentismo) no Brasil teve sucesso através dos padres jesuítas, tendo como precursor Aleijadinho. Além dele, há: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador e Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
O Barroco português teve como autor principal o Padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/413570