Considerando a permanência da família real portuguesa no Brasil entre 1808 e 1821, é correto afirmar, em relação ao processo de Independência do Brasil e de formação do Estado nacional, que I) as elites econômicas e políticas pretendiam, mais que a emancipação política da metrópole portuguesa, a extinção do sistema escravista brasileiro. II) foi o resultado de um arranjo político que perpetuou a monarquia, assim como os antigos privilégios dos latifundiários escravocratas. III) as elites brasileiras, sobretudo do Nordeste, e o próprio príncipe regente, buscaram o apoio das camadas médias urbanas e das camadas pobres rurais para legitimar a emancipação política de Portugal. Analise as proposições anteriores e assinale: A Se apenas a proposição I estiver correta. B Se apenas a proposição II estiver correta. C Se apenas a proposição III estiver correta. D Se as proposições I e II estiverem corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B, apenas II
Explicação:
I= as elites não queriam o fim da escravidão
II= continuou o mesmo sistema e continuou sim o modelo monárquico, com d. pedro I no poder
III=Foi um processo isolado, em que quem não procurasse saber não faria idéia da liberdade política, pela falta de informação e participação além das poucas mudanças.
A afirmativa I é falsa, já que a escravidão foi mantida e beneficiava sobretudo às elites nacionais, que eram as detentoras dos escravizados e lucravam com o seu trabalho nas áreas de cultivo.
A afirmativa II é verdadeira, tendo sido o resultado de um arranjo político-diplomático entre Portugal e Brasil e que continuou a manter no poder Dom Pedro I, que era o herdeiro ao trono português, assim como os privilégios da elite.
A afirmativa III é falsa, já que o processo foi feito tentando se afastar o máximo possível das camadas mais baixas, de modo a não promover nenhuma mudança social profunda.
É correta a alternativa B.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828