Considerando a o trecho a seguir, identifique qual alternativa de resposta está incorreta: Para Filgueiras (2009, p.397) a corrupção pode e deve ser entendida levando-se em consideração aspectos morais e normativos que são oriundos da prática social ordinária, além de que a construção do significado da corrupção enquanto fenômeno social depende dos valores que são provenientes da sociedade. A legitimidade de uma ação política, nesse sentido, é determinada com base nesses valores que terminam por determinar o que é e o que não é corrupção
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
a. Apropriação indevida da coisa pública tem um valor inimaginável para as ofertas de bens e serviços públicos e que se reflete na diminuição da qualidade de serviços públicos essenciais como educação, saúde, meio ambiente, cultura e muitos outros.
b. Não há qualquer relação entre corrupção e moralidade. Apesar disso, os agentes públicos prezam por sua imagem pública e por isso não cometem atos que lhes possam condenar.
c. A apropriação indevida e ilegal de recursos públicos reforça, igualmente, as desigualdades sociais.
d. A apropriação indevida e ilegal de recursos públicos pode influenciar diretamente no crescimento econômico de um país, na medida em que pode reduzir o incentivo aos investimentos econômicos, gerando incertezas, provocando queda nas receitas arrecadas pelo governo, gerando ineficiência na administração pública, além de abalar o princípio da concorrência justa, incentivar a má governança e prejudicar os mais vulneráveis na sociedade.
e. A corrupção enquanto violação da moralidade pública e do interesse público é condição de extrema relevância para o seu combate e que possa produzir um envolvimento da sociedade com o sistema político, a partir do que talvez se poderia chamar de controle moral (em analogia ao que hoje se convencionou chamar de controle social) da sociedade.
No exercício da atividade administrativa, a corrupção representa a quebra do laço ético, ou seja, o rompimento daquilo que é considerado adequado pelo Poder Público. Nesta direção, podemos perceber que os termos corrupção e moralidade são distintos e não possuem relação entre si.
Na Administração Pública brasileira, a moralidade está ligada ao dever do servidor público em ser correto, probo e honesto.
Sendo assim, a alternativa correta é:
"b. Não há qualquer relação entre corrupção e moralidade. Apesar disso, os agentes públicos prezam por sua imagem pública e por isso não cometem atos que lhes possam condenar".
Até logo!