Considerando a importância do brincar para a criança e que você é um professor da Educação Infantil, escolha uma faixa etária e, a partir dos eixos estruturantes – interações e brincadeira –, dos direitos de aprendizagem - conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se – , ambos presentes na Base Nacional Comum Curricular, escolha um dos campos de experiência da BNCC para a Educação Infantil e construa um plano de aula (2 aulas) que privilegie jogos, brincadeiras e o trabalho corporal em sala de aula. Para tanto, utilize o template a seguir:
Soluções para a tarefa
Podemos apresentar dois tipo de brincadeira que tem como objetivo favorecer a ludicidade e a relação entre os alunos como por exemplo o jogo de cordas e o quebra-cabeça.
Objetivos:
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico.
Conteúdo:
Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para a realização da atividade.
Estratégia:
É importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Organização da turma:
Na brincadeira de cordas os alunos se dividirão em dois grupos enquanto no quebra-cabeça os alunos irão se dividir em duplas.
Recursos didáticos:
A utilização da quadra para a experimentação da corda e dos materiais para a formação do quebra cabeça.
Avaliação:
A avaliação será dada por participação.