Ed. Física, perguntado por felipefsc2000, 4 meses atrás

Considerando a grande importância do profissional de Educação Física na elaboração de programas de exercícios que influenciarão à saúde da população, suponha que você está auxiliando um estagiário, em algumas dúvidas sobre as orientações gerais para a prescrição de exercício físico, para alunos que treinam basquete para os jogos escolares. As perguntas do estagiário estão descritas abaixo e você necessita respondê-las da forma mais correta possível. Portanto, inclua suas respostas para cada pergunta do estagiário, no retângulo indicado como “RESPOSTA”.



a) “Professor, eu sei que existem alguns princípios que são fundamentais para elaborar um bom programa de treinamento físico. Eu me lembro que são cinco princípios, mas não me lembro o nome deles. Quais princípios são esses?”


b) “Professor, eu gostaria de elaborar exercícios específicos para o desempenho no basquete. Então, qual princípio eu devo levar em consideração?”


c) “Professor, para que eu possa montar um programa de exercício físico que corresponda com os objetivos do meu aluno, além desses princípios eu sei que eu preciso seguir seis componentes que são essenciais. Eu sei que a sigla deles é FITT-VP, mas não me lembro o nome deles. Quais são esses componentes?


d) Você pediu para que o estagiário dividisse uma sessão de treino de uma turma iniciante, em fases, constando a duração de cada uma delas. O estagiário dividiu a sessão sequencialmente, da seguinte forma e você notou que ele cometeu erro(s):


- Aquecimento: 2 minutos

- Fase de condicionamento: sem tempo determinado

- Treino de flexibilidade: sem tempo determinado


Qual(is) erro(s) o estagiário cometeu?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulophcns
1

Resposta:

RESPOSTAS

A- Professor, eu sei que existem alguns princípios que são fundamentais para elaborar um bom programa de treinamento físico. Eu me lembro que são cinco princípios, mas não me lembro o nome deles. Quais princípios são esses?”

1º – PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA:

É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.

2º – PRINCÍPIO DA SOBRECARGA CRESCENTE:

Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:

Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;

Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;

Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra.

Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.

3º – PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE:

É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.

4º – PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE:

Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial.

De forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o estabelecimento de um novo treinamento dependerá do nível em que você estava quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.

5º – PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE:

Este princípio complementa o anterior, possibilitando uma maior compreensão das consequências, da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas.

Atenção: Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.

B) “Professor, eu gostaria de elaborar exercícios específicos para o desempenho no basquete. Então, qual princípio eu devo levar em consideração?”

Resposta: Quando vamos elaborar exercícios específicos para a melhora do desempenho de um atleta no basquete nós devemos levar em consideração o princípio da individualidade biológica onde cada atleta desempenhará um progresso diferente nesse processo.

Para que servem os treinos específicos no basquete?

Os treinos específicos no basquete servem para que possamos treinar fundamentos específicos do basquete onde o desenvolvimento desses treinos pode fazer com que os atletas melhorem significativamente seu desempenho naquele âmbito.

c) “Professor, para que eu possa montar um programa de exercício físico que corresponda com os objetivos do meu aluno, além desses princípios eu sei que eu preciso seguir seis componentes que são essenciais. Eu sei que a sigla deles é FITT-VP, mas não me lembro o nome deles. Quais são esses componentes?

• Frequência

• Intensidade

• Tempo

• Tipo

• Volume

• Progressão

Os quais auxiliam na organização de um plano de treino mais eficiente, tanto para quem deseja progredir em exercícios cardiovasculares quanto em treinos de força.

Qual é a missão do método FITT-VP?

FITT-VP é um método amplamente utilizado por Personal trainers e consiste na elaboração personalizada e individual de exercícios. Assim, esse método visa a obtenção de resultados mais rápidos, duradouros e satisfatórios.

Com o FITT-VP, o protocolo de treino é semelhante em todos os casos. No entanto, as escolhas são alteradas conforme a força, metas e aptidão de cada indivíduo, o que promove a melhor prescrição de um programa de exercícios físicos.

Explicação:

Perguntas interessantes