considerando a filosófia dos primeiros filosofos ou pré-socráticos, escreva suas principais características?
Soluções para a tarefa
Resposta: Os primeiros traços da Filosofia grega pré-socrática surgem com Tales de Mileto, um comerciante e estudioso habitante da região da Jônia, conjunto de ilhas gregas situadas no atual território turco. Diz a História que Tales era um exímio matemático, astrônomo e estrategista. Ele previu, no ano de 585 a.C., o acontecimento de um eclipse total do Sol, por meio de cálculos matemáticos e previsões astronômicas.
Explicação:
Os pré-socráticos buscavam conhecer a physis , substrato último que permeia todas as coisas. Para eles, a origem do mundo e de tudo mais, não só se deu, mas também se dá em um substrato uno e imutável que está presente em toda parte. Acreditavam que, mesmo se os objetos se modificassem, a physis continuaria ali única e intacta. Os primeiros filósofos ficaram conhecidos como físicos, justamente por estudarem a physis , mas essa não foi uma busca coletiva. Cada pensador procurou isoladamente essa substância.
Resposta:
Filosofia significa amizade à sabedoria ou ao conhecimento. A palavra tem origem do grego e é formada a partir de dois termos, philo: aquele que tem amizade e sophia: sabedoria. Essa definição vem a partir do filósofo grego Pitágoras de Samos. A Filosofia é a ciência que deu origem à todas as outras ciências. Preocupa-se com a explicação da vida humana considerando a própria natureza das coisas, no início, desenvolvimento e fim de tudo.
Explicação:
Consideremos o pensamento de Heráclito (540 a.C a 476 a.C.), esse pensador pré-socrático afirmava que: “Nada é permanente, exceto a mudança”. Nada é estático e imutável, a sociedade se transforma, a economia se transforma, a forma de se relaciona e se comunicar mudam, o comportamento das pessoas mudam conforme a situação, a natureza está em constante transformação, a cada descoberta algo é transformado. Um pensamento bastante atual para os dias de hoje.