Considerando a evolução histórica do Direito Coletivo do Trabalho, percebe-se que sua origem começou a ser delineada nos primórdios da escravidão e desenvolveu-se ao longo dos tempos até atingir a configuração atual.
Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 1:
a)
A Igreja Católica, com base na sua doutrina de fé, teve importante posicionamento na luta pela dignidade dos trabalhadores.
b)
Apesar do advento da CLT, em 1943, ainda não era possível se falar em direitos trabalhistas no Brasil, o que ocorreu somente com a Constituição de 88.
c)
As corporações de ofício sucederam ao feudalismo, sendo regulamentadas em todo o mundo a partir da Revolução Francesa, em 1789.
d)
A Revolução Industrial não é considerada um marco na história dos direitos trabalhistas, porque as condições dos trabalhadores nesse período eram precárias.
e)
O Direito Coletivo do Trabalho também pode ser referido pelas expressões Direito Sindical e Direito Social, sem qualquer prejuízo de compreensão.
Soluções para a tarefa
A Igreja Católica por muitos anos lutou para diminuir poderes, direitos e liberdades dos trabalhadores. A Revolução Industrial, mesmo começando com péssimas condições de trabalho, deu o pontapé inicial para o desenvolvimento dos direitos humanos e do trabalhador. No Brasil, direitos trabalhistas de fato só passaram a se concretizar a partir de 1988 (alternativa B).
O que são direitos trabalhistas?
São direitos dos trabalhadores, como o direito a férias, aposentadoria, uma carga horária que permite lazer, educação e momentos com a família, entre outros direitos.
Venha estudar mais sobre a CLT
https://brainly.com.br/tarefa/25393595
#SPJ1
Resposta:
A: A Igreja Católica, com base na sua doutrina de fé, teve importante posicionamento na luta pela dignidade dos trabalhadores.
Explicação:
Do período feudal, evoluiu-se para as corporações de ofício, que foram suprimidas com a Revolução Francesa, em 1789. Já a Revolução Industrial foi um marco trabalhista porque trouxe a noção de emprego, embora a situação do trabalho fosse precária - o que sempre motivou a Igreja Católica a se posicionar a favor dos trabalhadores na busca por melhores condições. No Brasil, os direitos trabalhistas foram reconhecidos com o advento da CLT, ensejando seu fortalecimento desde então, de forma que atualmente o Direito Coletivo do Trabalho não pode ser confudido com Direito Sindical ou Direito Social.
#O pai tá ON