Considerando a estrutura struct Vetor{ float x; float y; float z; }; para representar um vetor no R³ implemente um programa que calcule a soma de dois vetores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
typedef struct Vetor vetor;
// Variáveis //
vetor vet_r3[2];
vetor soma_vet;
///////////////////
for (short i = 0; i < 2; i++) {
printf("Digite o valor de X: ");
scanf("%f", &vet_r3[i].x);
printf("Digite o valor de Y: ");
scanf("%f", &vet_r3[i].y);
printf("Digite o valor de Z: ");
scanf("%f", &vet_r3[i].z);
}
// Soma dos vetores:
soma_vet.x = vet_r3[0].x + vet_r3[1].x;
soma_vet.x = vet_r3[0].y + vet_r3[1].y;
soma_vet.x = vet_r3[0].z + vet_r3[1].z;
Explicação:
Presumo que você esteja utilizando linguagem C, portanto a minha resolução está em C.
Com base no que entendi, a estrutura representa um vetor espacial em R3 (isso tá relacionado à dimensões), e o comando pede que o programa some dois vetores. Para isso, criei um vetor do tipo vetor (defini a estrutura como um tipo) com dois elementos, ou seja, dois vetores em R3, e recebi do usuário os valores das dimensões X, Y e Z de cada um desses dois vetores em R3. Feito isso eu utilizei uma terceira variável do tipo vetor cujos campos X, Y, e Z recebem as somas dos respectivos campos dos dois outros vetores em R3.