Considerando a criança um ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra, de que maneira as instituições escolares podem criar espaços de participação infantil? (Ref.: 202013356928) Elas devem garantir ambientes que privilegiem a segurança e o espaço necessário para dormir, comer e estudar. Elas devem garantir que o conteúdo previsto no plano de curso seja desenvolvido até o final do ano letivo. Elas podem propor atividades nas quais as professoras observem as crianças e identifiquem seus desejos e necessidades, sem precisar consultar as crianças. Elas precisam prever espaços de participação nos quais as crianças sejam ouvidas por meio de metodologias capazes de captar essas vozes e transformar seus desejos em ações. Elas precisam prever espaços de participação das famílias, pois os pais conhecem melhor as crianças e seus desejos e podem expressá-los melhor em reuniões específicas.
Soluções para a tarefa
A participação infantil deve estar diretamente ligada a transmissão dos saberes de forma plural, ou seja, o ano letivo carrega consigo toda uma estrutura curricular que deve ser cumprida, e, na medida que o aluno assimila o saber ele passa para a próxima etapa.
Como notamos o processo de participação infantil na educação básica?
A partir de atividades, estudo em sala de aula, da socialização e das inúmeras ferramentas de promoção do saber, projetadas como uma forma de identificar as potencialidades de cada aluno, além da identificação desses aspectos ao longo da grade curricular, acompanhando seu crescimento, até o fim do ensino médio.
Mais sobre a educação infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/20781177
#SPJ1
Resposta:
Elas precisam prever espaços de participação nos quais as crianças sejam ouvidas por meio de metodologias capazes de captar essas vozes e transformar seus desejos em ações.
Explicação:
GABARITO ESTÁCIO