Direito, perguntado por mdcontato997, 1 ano atrás

Considerando a concepção geral da investigação, admite-se que esta possui natureza zetética, relacionando-se esse termo à corrente cética, que procura e investiga. O dogmatismo opõe-se ao ceticismo, pois enquanto aquele oferece ao pensador ou pesquisador uma exagerada confiança em face da capacidade da razão humana, este mantém o investigador atento ao sentimento da dúvida. Embora o ceticismo, em sua vertente mais radical, defenda ser impossível o conhecimento, na filosofia cartesiana moderna opta-se por um ceticismo moderado, bastante para sustentar a dúvida e estimular a busca pelo conhecimento sem excessiva confiança, que pode induzir ao erro. A respeito das teorias cética e dogmática aplicadas à investigação, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa CORRETA. A) Uma atitude excessivamente cética impede o conhecimento, em virtude de que já parte do pressuposto de que o conhecimento não é alcançável pela mente humana. B) É possível ao investigador assumir as duas posições diante de uma investigação, a dogmática e a cética. C) O dogmatismo protege o investigador contra a excessiva confiança. D) Uma atitude moderadamente cética estimula o investigador a encontrar soluções, pois impede absolutamente o erro.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
4

Letra b.

Pode-se de fato obter uma investigação que seja marcada pela presença de ambos os pontos de vista. O dogmatismo está relacionado com a obtenção de um conjunto de preceitos tidos como inquestionáveis, entretanto, podem ser fato induzir a realização de um erro, diante de tanta garantia da certeza.

Já o ceticismo compreende uma filosofia que quando equilibrada com o dogmatismo, pode gerar importantes questionamentos, haja vista que afirma que a dúvida deve estar presente em todas as questões.

Perguntas interessantes