Biologia, perguntado por Dudamarques2017, 1 ano atrás

Considerando a classificação de Whittaker (1969), identifique os Reinos que abrigam espécies integrantes de líquens e caraterize a associação, considerando o papel de cada um dos simbiontes.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
142
Líquens são associações entre espécies diferentes formando um único organismo: um simbionte.
A simbiose é uma interação ecológica harmônica e interespecífica: espécies diferentes se associam para obter benefícios mútuos, sendo que não conseguem sobreviver fora dessa associação.
Os organismos que formam um líquen pertencem aos Reinos Fungi (fungos) e Protista (algas unicelulares) mas também podem associar representantes do Reino Monera (cianobactérias).
A espécie dominante é um fungo ascomiceto (apenas em 2% dos casos é um basidiomiceto) que forma a porção visível do líquen. Entre suas hifas, abrigam-se algas microscópicas (e, possivelmente, também cianobactérias de coloração azul-esverdeada). Em 70% dos líquens, as algas são clorofíceas do gênero Trebouxia.
Assim, o fungo confere abrigo e proteção às algas que podem se desenvolver em ambientes mais variados (menos úmidos, p. ex.). Já as algas, como contém pigmentos clorofilados, realizam a fotossíntese fornecendo carboidratos para a nutrição do fungo (o qual é incapaz de produzir seu próprio alimento por não ter clorofila).

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes