Considerado como uma corrente arquitetônica que está fora das correntes principais da arquitetura contemporânea, os romantismos que surgem a partir da segunda metade do século XX contribuíram para levantar questões nas discussões teóricas da arquitetura e nas propostas de projeto que ainda hoje não foram superadas. Esses romantismos (ou romanticismos) apresentam três sub-correntes principais: orgânico, social e de decadência. Considerando o que foi apresentado no texto acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
As três correntes romanticistas têm em comum o fato de colocarem no interior da arquitetura temas que são externos ao seu próprio campo especializado. Correto
Resposta:
a. O romantismo orgânico é herdeiro do orientalismo europeu porque resgata as formas da arte do oriente médio, principalmente os arabescos.
b. As três correntes romanticistas têm em comum o fato de colocarem no interior da arquitetura temas que são externos ao seu próprio campo especializado. (Correto)
c. A corrente romanticista social buscava parcerias com os governos para implantar soluções definitivas nas cidades.
d. Os romanticistas sociais da arquitetura propunham processos pouco participativos que envolvessem os habitantes da cidade, pois eram mais teóricos que práticos.
e. O romanticismo social da segunda metade do século XX tem suas raízes principalmente nos escritores do romantismo alemão do século XIX, principalmente Goethe.