Considerada uma das invenções mais úteis e importantes do processo logístico, os containers são responsáveis por mais de 90% do transporte de cargas por meio terrestre e marítimo, proporcionando segurança as mercadorias, evitando perdas, deteriorações e roubos. Hoje, pensando em sustentabilidade e economia, os containers estão ganhando novas funções na construção. O reaproveitamento desses cofres de cargas abandonados em portos, trata-se de novas práticas construtivas de solução sustentável e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios.Considere as dimensões do container e da caixa de papelão, apresentadas nas figuras abaixo. Quantas, no máximo, desta caixa de papelão é possível transportar dentro deste container? *
Soluções para a tarefa
Utilizando definições de volume e divisibilidade, temos que o maximo número de caixas que conseguimos colocar neste conteiner são é 288.
Explicação passo-a-passo:
Para resolvermos esta questão é muito simples, pois podemos simplesmente calcular o volume destes dois solidos e vermos quanto do volume da caixa cabe dentro do conteiner.
Sabemos que o volume de um paralelepipedo é calculado pela multiplicação de suas dimensões, ou seja:
V = a . b . c
Onde 'a', 'b' e 'c' sãos as suas medidas de largura, comprimento e profundidade.
Assim no caso do conteiner temos:
Vc = 2,44 x 2,6 x 6,1 = 38,6984 m³
E no caso da caixa de papelão (lembre-se de passar as medidas de centimetro para metros: 50 cm = 0,5 m e 65 cm = 0,65 m):
Vp = 0,5 x 0,5 x 0,65 = 0,1625 m³
Agora basta dividirmos o valor do volume do conteiner pelo valor do volume da caixa e termo o resultado de quantas caixas cabem dentro do conteiner:
38,6984 / 0,1625 = 238,144
Como só existem caixas de valores inteiros, então o maximo número de caixas que conseguimos colocar neste conteiner são é 288.