Biologia, perguntado por naiaracamara59, 6 meses atrás

Considera-se um caso hipotético de um homem de 65 anos de idade que comparece ao consultório para exames de rotina, sem queixa de dor, febre ou qualquer outro sintoma. Entre as dosagens sanguíneas solicitadas, observa-se:
AST/TGO – 87 U/L (referência – 12 - 48 U/L)
ALT/TGP – 92 U/L (referência – 3 – 55 U/L)
Considerando esses resultados, podemos supor que o sujeito esteja com:
a. Alguma lesão renal.
b. Alguma lesão hepática.
c. Alguma lesão cardíaca.
d. Alguma lesão motora.
e. Alguma lesão pancreática.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mary0072
12

Resposta:

b) Alguma lesão hepática

Explicação:

AST/TGO e ALT/TGP são enzimas presentes nos hepatócitos. Quando há algum dano nessas células, essas enzimas extravasam para o plasma sanguíneo, onde não deveriam existir. Assim, as dosagens dessas enzimas no plasma servem como marcador de lesão hepática.

Respondido por Danas
3

Os exames revelam um dano hepático, isso porque a AST e a ALT são enzimas hepáticas, quando as células hepáticas morrem essas enzimas são liberadas na circulação (alternativa B).

O primeiro órgão a receber os nutrientes que são adquiridos após os processos digestivos, é o fígado, que é o órgão que irá metabolizar e preparar esses nutrientes para os demais órgão.

A icterícia pode ocorrer, além de dificuldades para metabolizar medicamentos e nutrientes absorvidos no trato gastrointestinal, além de poder causar problemas com o metabolismo das substâncias nitrogenadas.

Venha estudar mais sobre o fígado em:

https://brainly.com.br/tarefa/10402381

Anexos:
Perguntas interessantes