História, perguntado por Danielleboscomatias, 11 meses atrás

Consequências políticas e religiosas da aliança estabelecida entre Carlos Magno e o Vaticano

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
22
O fortalecimento da Igreja Católica na Europa, tendo como base o poderio militar de Carlos Magno e sua lealdade ao Papa, que agora tinha influência sobre um reino cristão que unificava boa parte da Europa, anteriormente dominada por povos ditos bárbaros, herdeiros das terras e das estruturas do Império Romano do Ocidente mas seguidores de cultos pagãos de diversas divindades.

Assim, esta aliança significa um início da forte ligação entre política na Europa e Igreja, que reinaria quase soberana entre muitas das eras vindouras.

:)
Respondido por Diehgo
12
As consequências políticas dos acordos feito entre o império franco - através de Carlos Magno - e o Vaticano (Igreja Católica) foi a consolidação do império franco e expansão deste, bem como a retomada da região de Roma, que estava ameaçada pelos muçulmanos. 

Junto com a expansão do império franco, a catequização dos povos conquistados era obrigatória, o que ajudou a fortalecer o Cristianismo frente ao Islamismo que se expandia pela Europa. 

Por falar no Islamismo, o acordo feito entre Magno e o Papa, determinava, entre outras coisas, a expulsão e defesa dos territórios sagrados, que incluía o Vaticano, que estava ameaçado pelos muçulmanos, bem como a contenção destes através da Batalha de Poitiers. 
Perguntas interessantes