consequências para a América por conta das grandes navegações
Soluções para a tarefa
Olá. Vou falar um pouco que sei sobre o contexto do Brasil lá no começo da colonização, baseado no livro História do Brasil do Boris Fausto.
1º Domínio da metrópole sobre as colônias, onde tudo aquilo que era produzido na América era visado para a Europa.
2º Grande influência da Igreja Católica na América Latina, visto que os reinos de Portugal e Espanha tinham essa religião como a base da moral e ética, pois era a religião oficial. Nesse contexto, a Igreja e o Estado andavam de mão dadas.
3º (Referindo-se ao Brasil) - A necessidade pela mão de obra barata para trabalhar nas plantações levou primeiramente a uma tentativa de escravizar os índios. Porém, muitas tribos indígenas se recusaram e lutaram contra os portugueses. Vale lembrar que muitos índios também foram escravizados, mas para a visão dos europeus os índios eram considerados "seres humanos" e eram protegidos pelos padres jesuítas que tinham bastante "sucesso" ao converte-los ao catolicismo. Enquanto o comércio de negros gerou uma cultura lucrativa para a coroa portuguesa (MUITO LUCRATIVA), o escravo negro era considerado mais resistente para trabalhos braçais e não conhecia o território brasileiro, então se tornava mais difícil escapar.
4º Ao contrario dos EUA, onde havia a mentalidade protestante, onde os colonos americanos fugiram de perseguições e fizeram de tudo para dar certo na nova terra, aqui no Brasil a visão era apenas comercial, demorou até 1530 aproximadamente para um esforço da coroa portuguesa para querer colonizar de fato. Onde as pessoas viam para cá e eram subordinadas as capitanias em que faziam parte e ao senhor que era dono delas.
5º Criou-se uma sociedade desigual desde o começo, onde quem era próximo a coroa recebia privilégios era considerado cidadão nobre (ele poderia comprar títulos de nobreza também caso não fosse), além de ter dinheiro porque provavelmente esse homem era dono de engenho de cana de açúcar e escravos.
Espero ter ajudado de alguma forma...