Geografia, perguntado por bleytnersilva, 5 meses atrás

consequências de xenofobia e islamofobia​

Soluções para a tarefa

Respondido por ijsjsjd10
0

Resposta:

A xenofobia na Europa é um problema social e político que vem ganhando proporções cada vez maiores, gerando uma ampla discussão internacional sobre o assunto.

O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.

Explicação:

Islamofobia é o sentimento de repugnância ou de repúdio em relação aos muçulmanos e ao Islamismo em geral.[1] Este tipo de aversão ao islamismo vem acontecendo principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e em Israel, seja devido aos atentados terroristas, ou à presença cada vez maior de muçulmanos nesses lugares. Os atentados terroristas são promovidos por organizações fundamentalistas, tais como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, embora eventualmente estes grupos não sejam apoiados pela população local.[2] Todavia, esse sentimento já existia, embora em menor grau, anteriormente, devido às enormes diferenças culturais e religiosas. Este tipo de discriminação aumentou exponencialmente após os ataques de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos Estados Unidos. Por exemplo, o islã em seus primeiros momentos foi mais tolerante na Península ibérica do que a história toda do catolicismo que depois da retirada dos praticantes da primeira fé citada, associou islamofobia ao antissemitismo em seu auge.

Perguntas interessantes