Consequências da primeira guerra mundial para a Rússia.
Soluções para a tarefa
1 – Um dos efeitos mais evidentes da Primeira Guerra Mundial foi que o conflito levou à queda de quatro impérios da época: o Russo, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Alemão.
2 – A Primeira Guerra Mundial também marcou o fim do colonialismo europeu — uma vez que as colônias europeias na África, Sul da Ásia e Oriente Médio iniciaram uma série de revoltas que culminaram na independência de várias delas.
O conflitou mudou a a "cara" da guerra moderna (Politics and Strategies)
3 – O término do conflito também deu origem a movimentos nacionalistas na Europa. Aliás, com a queda das monarquias que mencionamos antes, os habitantes do velho continente acabaram por se tornar mais abertos a outras ideologias, como o socialismo, o comunismo e o fascismo — que triunfaram em vários países europeus, entre eles a Rússia, a Itália e a Alemanha.
4 – A Primeira Guerra Mundial mergulhou a Europa em uma profunda crise econômica — o que, por sua vez, abriu e caminho para que os Estados Unidos se tornassem não só líderes industriais, como financeiros no mundo, gerando uma guinada no equilíbrio econômico global.
5 – Vários países europeus foram fortemente afetados por um período de inflação galopante ao final da guerra e, entre os que mais sofreram estava a Alemanha que, além de sair perdedora do conflito e ter sua economia dilacerada, ainda recebeu a imposição de pagar por uma série de indenizações e compensações — definidas durante a Conferência de Paz de Paris.
6 – Como se a quantidade de baixas durante a Primeira Guerra Mundial não tivesse sido absurda o suficiente, a circulação de milhões de militares por todo o mundo ao final do conflito acabou por propiciar a disseminação da Gripe Espanhola e provocar outras 25 milhões de mortes.
7 – Uma porção de novas tecnologias bélicas surgiram durante a Primeira Guerra Mundial — como os tanques, os drones, as armas químicas etc. —, mudando a forma como as guerras são lutadas para sempre.