Conscientizar a criança (estudante) desde cedo para que dê importância a comportamentos éticos tem sido a nova aposta das escolas. Acreditam que esse jovem bem orientado tem mais chance de ser uma pessoa e um profissional ético. Para tal, as Instituições de Ensino Básicas, Intermediárias e Superiores têm incluído componentes curriculares de ética nos seus currículos.
Ghoshal (2005) diz que o desafio ético deve ser permanente e de cada saber, tanto o universitário quanto os demais. Envolve inclusive permitir que a informação e o conhecimento sejam trabalhados em um contexto de pluralismo e universalidade de pensamentos. A única forma de combater o absolutismo ideológico é o pluralismo intelectual. O absolutismo tem certa dificuldade de ser ético. Por isso é preciso retomar o gosto pelo pluralismo e não ficar apenas rendido ao pensamento dominante, independente de que vertente ideológica ele faça parte. Isso é um serviço ético em prol do conhecimento amplo e do profissionalismo que se pode prestar.
SILVA, A. M. A pesquisa e suas aplicações em Ciência da Informação: implicações éticas. In: Freire, G. H. A. (Org.) Ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. Simpósio Brasileiro de Ética da Informação, I. E-Book, 106-125. João Pessoa: Ideia.
I. A discussão sobre ética é de interesse e responsabilidade dos núcleos familiares, não sendo recomendável que as escolas se encarreguem de tais discussões.
II. Para Ghoshal, um ponto de grande importância na busca pelo comportamento ético é abrir espaço para a pluralidade e universalidade de pensamento.
III. As instituições escolares vêm preocupando-se em conscientizar os alunos sobre a importância da conduta ética, incluindo discussões sobre a ética em seus currículos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
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11
Resposta:
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Explicação:
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2
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
a discussão não é só famíliar
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