Consciência Negra
De que forma a Lei de Terras editada pelo Império do Brasil em 1850 contribuiu para o racismo estrutural e para o não acesso da população negra aos bens econômicos do país?
Quem foi Martin Luther King e qual era o principal objetivo das lutas dos afro-americanos nas décadas de 1950 e 1960?
Apesar de significativa parcela da população do continente americano ser fruto da diáspora africana, há grande desconhecimento sobre a África aqui do outro lado do Atlântico.
A partir da análise de filmes como "O Rei Leão" e "Um príncipe em Nova York", conclui- se que a produção cinematográfica hollywoodiana contribui para a criação de quais estereótipos sobre a África e seus habitantes?
Soluções para a tarefa
Através da Lei de Terras foram criadas para restringir que os mesmos tomassem posse de terras. Essa medida, gerou uma desigualdade sobre as formas de desenvolvimento e mais uma vez subjugou a população negra.
Martin Luther King ficou conhecido por ser um homem negro, responsável por liderar um movimento ativista nos Estados Unidos que lutava pelos direitos civis dos negros.
Nas décadas de 1950 e 1960, os negros revindicavam pelo fim da segregação social e pelo direito a acessar locais públicos, buscavam a igualdade de direitos.
Ambos os filmes trouxeram para as telas 2 referências de África, a áfrica como selva e a África como locus de culturas diferentes. Esse panorama se estabeleceu no cenário cinematográfico, e vem sendo quebrado aos poucos por produções nacionais, que mostram que a áfrica é bem maior do que esses esteriótipos.