História, perguntado por gglima250, 1 ano atrás

Conquista e Destruição: a procura do ouro
Esta ilha é imensa e muito plana, de árvores verdíssimas e muitas águas, com uma vasta lagoa no meio, sem nenhuma montanha e tão verde que dá prazer só em olhá-la (…). Aqui, nasce nesta ilha, mas pelo pouco tempo que disponho não pude dar assim fé de tudo, e aqui também nasce o ouro que trazem pendurado no nariz; mas, para não perder tempo, quero ir ver se consigo encontra a ilha de Cipango (…) Agora, escrevendo isto, soltei a vela com o vento sul para rodear toda ilha e me empenhar para encontra Samoet, que é a ilha ou cidade onde está o ouro, segundo dizem todos os que vêm até a nau e também diziam os habitantes da ilha de San Salvador e de Santa Maria”. COLOMBO, Cristovão. In: PINSKY, Jaime. História da América através de textos. 11ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 27.
Considerando o documento acima analise os interesses dos espanhóis na colonização do “Novo Mundo” e os impactos ambientais decorrentes desse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

Os espanhóis desejavam colonizar o Novo Mundo, sobretudo, por razões econômicas, de modo que viam nas novas terras uma oportunidade de crescimento econômico inédito para a Coroa Espanhola, podendo rivalizar a França e a Inglaterra e se estabelecer como o "centro do mundo" europeu, principalmente pelas extensas reservas minerais (ouro e prata) que existiam nas Américas.

O impacto ambiental foi claro: destruição de florestas para a exploração mineral, contaminação de rios, caça predatória e até mesmo a destruição de povos nativos, criando um novo modelo de relação dos homens com a natureza na região.


gglima250: Obrigado eduardoPLopes
Perguntas interessantes