Filosofia, perguntado por LeonardoAraryba, 1 ano atrás

Conosco homens, aí se diz, se passa o mesmo que com prisioneiros, que se achassem numa caverna subterrânea, encadeados, desde o nascimento, a um banco, de modo a nunca poderem voltar-se, e assim só poderem vera parede oposta à entrada. Por detrás deles, na entrada da caverna, corre por toda a largura dela, um muro da altura de um homem, e por trás deste, arde uma fogueira. Se entre esta e o muro passarem homens transportando imagens, estátuas, figuras de animais, utensílios etc, que uttrapassem a altura do muro, então as sombras desses objetos que o fogo faz aparecerem, se projetam na parede da caverna, e os prisioneiros também percebem, além da sombra, o eco das palavras pronunciadas pelos homens que passam. Como esses prisioneiros nunca perceberam outra coisa senão as sombras e o eco, têm eles essas imagens pela verdadeira realidade. Se eles pudessem, por uma vez, voltar-se e contemplar, a luz do fogo, os próprios objetos, cujas sombras foram apenas o que até agora viram; e se pudessem ouvir diretamente os sons, além dos ecos até então ouvidos, sem dúvida ficariam atônitos com essa nova realidade. Mas se além disso pudessem, fora da caverna e à luz do sol, contemplar os próprios homens vivos, bem como os animais e as coisas reais, de que as figuras projetadas na caverna eram apenas cópias então ficariam de todo fascinado com essa realidade de foram tão diversa.
Platão, VII. livro a República, p.514 ss.

Relacionando o fragmento de texto de plantão e a tirinha da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, com seus conhecimentes sobre o mito da caverna, assinale a alternativa incorreta.

(a) Os homens acorrentados no fundo da caverna são aqueles que passam a vida contemplando.

(b) Para Platão existem três niveis de conhecimente: o primeiro é chamado de agnosis, que significa ignoráncia, e corresponde ao estágio des homens no interior da caverna: o segundo é denominado de doxa, ou opinião, e é o primeiro estágio de conhecimento, que se forma logo após os homens sairem da caver na e contemplarem a realidade; o terceiro é designade pela palavra grega epistheme, que significa ciência, ou o conhecimento em sua integridade.

(c) Para Platão existe um único mundo sensivel inteligível de farma que os homens devem aprender com a experiência a distinguir o conhecimento verdadeiro de impressões falsas dos sentidos.

(d) O visivel para Platão, corresponde ao império dos sentidos captado pelo olhar e dominado pela subjetividade. É o reino do homem comum preso às coisas do cotidiano.

(e) O inteligivel, para Platão, diz respeito à razão. É o reino do homem sabio, que desconfia primeiras impressões e busca um conhecimento das causas da realidade.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolly2160
103

Resposta: Alternativa C

Respondido por dbrclx
23

Relacionando o fragmento de texto de plantão e a tirinha da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, a alternativa incorreta é a letra:

(c) Para Platão existe um único mundo sensível inteligível de forma que os homens devem aprender com a experiência a distinguir o conhecimento verdadeiro de impressões falsas dos sentidos.

Neste sentido, para Platão - na alegoria da Caverna - não existe apenas um único mundo sensível inteligível, muito pelo contrário, há, na verdade, uma infinidade de possibilidades de conhecimento, na qual o homem não pode se prender e limitar a falsas impressões do sentidos.

Assim, a crítica que Platão faz aqueles que se prendem a observar o mundo de maneira única e projetada, sem de fato experimentar experiências palpáveis e sólidas, se confirma exatamente no fato de que existem muitos níveis de conhecimento e de experiências, não podendo a pessoa apenas contemplar sem viver.

Anexos:
Perguntas interessantes