História, perguntado por FreireCarol1, 1 ano atrás

Conjuraçao mineira e baiana, suas principais características, semelhanças, líderes e principais diferenças

Soluções para a tarefa

Respondido por nanahs
10

A conjuração mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento ocorrido em Minas Gerais em 1789, cujo o principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português.

Os principais integrantes foram:

-Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier)

-Claudio Manuel da Costa

-Inácio José de Alvarenga Peixoto

-Tomás Antônio Gonzaga

-Francisco de Paula Freire de Andrade

-Carlos Correia

- Oliveira Rolim

-Francisco Antônio de Oliveira Lopes


A conjuração baiana também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi uma revolta social ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influencia dos ideais da revolução francesa. Alem de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e politicas na sociedade.

Principais lideres :

- Cipriano Barata

- Luis Gonzaga das Virgens

- Manuel Faustino dos Santos Lira

-João de Deus do Nascimento


As dus tem em comum o fato de serem reprimidas pela coroa portuguesa ainda na fase de preparativos e  desejo de autonomia de seus participantes, pois consideravam-se prejudicados e excluídos dos benefícios pelos quais acreditavam ter direito de usufruir em sua plenitude.

O que diferencia os eventos é que em Minas Gerais buscava-se conservar e aproveitar as riquezas minerais da erra, notoriamente na forma de diamantes, ouro e ferro. Na Bahia destaca-se a luta pela igualdade racial, se não como objetivo ultimo, certamente como o meio necessário para que os envolvidos pudessem alcançar as chefias militares e os cargos civis que possibilitariam prestigio, poder e riqueza.


Perguntas interessantes