História, perguntado por ana1flaviaandrade, 1 ano atrás

Conjuração mineira: A origem social, os nomes de seus principais lideres, objetivo dos rebeldes e o desfecho da revolta?

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
796

Olá!

A conjuração mineira, também chamada de inconfidência mineira, foi um movimento separatista que ocorreu no Estado de Minas gerais no ano de 1789.

Origem social: no final do século XVIII, a exploração do ouro começou a decair em Minas Gerais, o que afetou todas as camadas da população. Os impostos começaram a ficar exorbitantes.

Os nomes de seus principais líderes: Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), Claudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga, Francisco de Paula Freire de Andrade, Carlos Correia, Oliveira Rolim, Francisco Antônio de Oliveira Lopes.

Objetivo dos rebeldes: a independência do Brasil, implantação da república, criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica e liberdade e favorecimento de manufaturas.

Desfecho da revolta: Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento ao governador. Os inconfidentes foram presos e condenados, Tiradentes foi enforcado.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Respondido por eduardospagnolo
5

A Conjuração Mineira teve origem social elitista e foi liderada pelo Joaquim José da Silva, tinha como objetivo a emancipação da coroa portuguesa e a implementação de uma república no Brasil.

Conjuração Mineira

A Conjuração Mineira foi resultado da revolta da elite brasileira em resposta à crise mineradora e aos altos impostos cobrados pela extração de metais preciosos pela coroa portuguesa.

Líderes

Teve como seus principais líderes o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o advogado Cláudio Manoel da Costa, o jurista Tomás Antônio Gonzaga e o cônego Luís Vieira.

Objetivo

Com ideias iluministas, queriam a emancipação da província de Minas Gerais em relação ao sistema colonial e a implantação de uma república.

Desfecho

Os conjurados foram traídos pelo integrante Joaquim Silvério dos Reis, que entregou o movimento para ter suas dívidas com a coroa portuguesa perdoadas.

Todos integrantes foram presos, e receberam a pena de banimento, menos Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que foi escolhido como exemplo. Joaquim José foi condenado à morte pela forca.



Saiba mais sobre a “Conjuração Mineira” aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13120397

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes