História, perguntado por katnwe, 1 ano atrás

*Conjuração Baiana
data:
causas:
classes sociais envolvidas:
liderança:
objetivos:
resultados:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2
Conjuração Baiana:
A) Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798.

B) Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos, além da insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil.

C) O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

D) Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
Defendiam a implantação da República;
Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão.

D) A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria. O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.
Perguntas interessantes