ENEM, perguntado por igormtcontato, 9 meses atrás

Conhecimentos Gerais
22 - “Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. [...] Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado...” O trecho refere-se à carta testamento escrita, antes de cometer suicídio, por:
A - João Goulart.
B - Getúlio Vargas.
C - Tancredo Neves.
D - Jucelino Kubischek.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B, tendo Vargas escrito esta carta quando sofria grande pressão política dos setores mais conservadores, em especial as forças armadas, tendo sido acusado de mandar assassinar Carlos Lacerda, jornalista.

Com esta carta conseguiu "calar" os seus críticos e incentivar a sua base eleitoral (em sua maioria o proletariado urbano e as classes médias baixas) a apoiar o seu partido, tendo se eternizado nos olhos do povo na época como uma espécie de "herói".

Perguntas interessantes