Filosofia, perguntado por sthephani90, 9 meses atrás

conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração ao se definir em boleto​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinapaula11m
0

Resposta:

Também chamado de popular ou vulgar, conhecimento empírico é o conhecimento adquirido no cotidiano, através de conclusões baseadas em experiências vividas ou presenciadas.  Esse tipo de conhecimento faz parte da tradição de uma sociedade, passando de geração em geração, não havendo aplicação de métodos ou reflexões, portanto, não necessitando de comprovação científica, mas nem por isso deve ser ignorado já que se constitui da base do conhecimento servindo de embasamento para o conhecimento científico.

Explicação:

O conhecimento empírico é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. É o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.

Características do Conhecimento Empírico :

O conhecimento empírico ou senso comum, é composto pelas crenças que todos os membros de uma comunidade compartilham e são considerados verdadeiros, lógicos, prudentes e válidos. Desta forma, pode ser descrito como a capacidade inata dos seres humanos para fazer julgamentos sobre certos eventos de uma maneira razoável.

Uma vez construído, o conhecimento empírico pode ser transmitido, passando de uma geração para outra ao longo do tempo. É importante notar que esse conhecimento é natural para o homem.  Isto não requer nenhum estudo prévio ou preparação para ser adquirido. Nem é necessário usar qualquer método de verificação científica para garantir sua veracidade.

Possui determinadas características que o identificam, tais como:  

Fazer julgamentos, Habilidade natural, Difere de uma comunidade para outra, Não requer análise prévia, Tem uma base universal e é superficial

Perguntas interessantes