Conhecido desde o final da década de 1970 por suas publicações teóricas influenciadas pela corrente filosófica denominada "Desconstrutivismo", o arquiteto Bernard Tschumi ganhou reconhecimento mundial ao vencer o concurso para o Parque La Villette em Paris, 1983.O parque, de aproximadamente 50 hectares, tornou- se referência exemplar para os novos programas e atividades urbanas surgidas em todo o mundo nas últimas décadas. Além disso, foi amplamente utilizado por Tschumi como exemplo acabado da aplicação de suas teorias projetuais.Tschumi utiliza diagramas, tanto como ferramenta de projeto, como para publicar e divulgar suas obras e conceitos teóricos. Entre seus conceitos, pode- se destacar a preocupação com a maneira como os arquitetos projetam o espaço; como encaram o ponto de partida do programa e que ferramentas utilizam para pensar e representar a arquitetura em uma sociedade hiperinformada, hiperconectada, mas marcada pela experiência fragmentada da realidade.A partir do texto e do diagrama de estratégias projetuais do Parque La Villette, avalie as afirmações a seguir.I. No diagrama estão representados três layers (camadas) que representam três diferentes estratégias de apropriação do espaço e do programa do parque, na seguinte ordem: linhas, pontos e superficies. O layer dos pontos organiza em grelha ortogonal sobre o parque uma coleção de edículas vermelhasconhecidas como folies, onde funcionam bares, bibliotecas, videotecas, mirantes, galerias etc.III. A estratégia de sobrepor os três layers (camadas) resulta em uma composição em que a ordem, a clareza dos elementos compositivos e as proporções entre as partes acabam por predominar na percepção do todo do parque.IV. A sobreposição de camadas programáticas explora o conflito entre as necessidades diversas do público potencial do parque, com a intenção de oferecer aos usuários experiências inesperadas, surpresas e mudanças de expectativas.V. A proposta de Tschumi acomoda, por sobreposição e justaposição, diferentes necessidades espaciais programáticas do público frequentador do parque: o movimentar-se, o estar em ambiente abrigado (edificações) e as atividades ao ar livre.É correto apenas o que se afirma emA) I e III.B) I, II e V.C) II, III e IV. E) III, IV e V. D) I, II, IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A arquitetura possui várias escolas em seu horizonte. A escola desconstrutivista, utilizada por Bernard Tschumi para compor este parque, tem algumas características delineadas abaixo:
I. No diagrama estão representados três layers (camadas) que representam três diferentes estratégias de apropriação do espaço e do programa do parque, na seguinte ordem: linhas, pontos e superficies.
Correto. O diagrama disponível da imagem permite visualizar as camadas de linhas, pontos e superfícies.
II. O layer dos pontos organiza em grelha ortogonal sobre o parque uma coleção de edículas vermelhas conhecidas como folies, onde funcionam bares, bibliotecas, videotecas, mirantes, galerias etc.
Correto. Nas edículas vermelhas instalam-se espaços úteis ao público, prestando serviços e fornecendo produtos que são necessários ou desejáveis, aos que se interessam em visitar o parque.
III. A estratégia de sobrepor os três layers (camadas) resulta em uma composição em que a ordem, a clareza dos elementos compositivos e as proporções entre as partes acabam por predominar na percepção do todo do parque.
Falso. O parque não traz uma visão ordeira, já que parte mesmo é do desconstrutivismo, como afirma seu próprio arquiteto.
IV. A sobreposição de camadas programáticas explora o conflito entre as necessidades diversas do público potencial do parque, com a intenção de oferecer aos usuários experiências inesperadas, surpresas e mudanças de expectativas.
Correto. As diferentes estruturas disponíveis não deixam de oferecer as soluções para as demandas do público, mas faz isso de maneira dinâmica e desconstruída.
V. A proposta de Tschumi acomoda, por sobreposição e justaposição, diferentes necessidades espaciais programáticas do público frequentador do parque: o movimentar-se, o estar em ambiente abrigado (edificações) e as atividades ao ar livre.
Correto. Conforme afirmamos, o público poderá contemplar, no parque projetado pelo arquiteto, uma série diferentes estruturas, o que dá sua característica dinâmica e desconstruída.
E) I, II, IV e V estão corretas;