Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.
Disponível em:
2)Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que *
2 pontos
A. o Despotismo Esclarecido, ligado à associação entre as ideias das luzes e o poder absolutista dos reis, foi aplicado com ênfase em todos os Estados europeus no início do século XVIII, resultando no nascimento de dezenas de monarquias parlamentaristas.
B. o liberalismo econômico deu ênfase à economia mercantilista, na qual o Estado seria responsável pela regulamentação de preços e mercados para evitar abusos que prejudicariam a população.
C. a Escola Fisiocrata sustentou a ideia de que existem leis naturais regendo a sociedade, mas que poderiam ser alteradas pelo bem da humanidade, e, além disso, defendeu que a indústria e o comércio seriam responsáveis pela riqueza de uma nação.
D. as ideias defendidas por John Locke, na obra O contrato social, afirmam que o soberano deve conduzir o Estado de forma democrática, de acordo com a vontade do povo.
E. o Iluminismo combateu o mercantilismo, o tradicionalismo religioso herdado da Idade Média e a divisão da sociedade em estamentos.
3) As ideias filosóficas do século XVIII abalaram as formas de pensar a política e a vida social da época. Sobre as contribuições de Rousseau e seu pensamento, assinale a alternativa correta. *
2 pontos
A. O filósofo foi um dos pensadores que idealizou o chamado despotismo esclarecido, que pregava uma conciliação entre as práticas do Antigo Regime e algumas premissas do Iluminismo.
B. Rousseau propunha uma ruptura total com a estrutura social vigente, desagradando à burguesia e à nobreza.
C. O ensaio denominado Emílio é uma de suas principais obras, na qual pregava ideais democráticos.
D. Propuseram o sistema de tripartição dos poderes, defendendo, contudo, a manutenção do regime monárquico.
E. Provocaram pouca reverberação entre os grupos mais radicais da Revolução Francesa, devido aos questionamentos mais profundos sobre a estrutura social da época.
4) O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido na Europa, no século XVIII, que teve grande influência no desenvolvimento da ciência, da cultura, da política e da filosofia. Um dos pensadores iluministas foi Montesquieu, que, a partir da obra “O Espírito das Leis”, defendeu *
2 pontos
A. a separação das funções estatais em quatro esferas: Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Moderador.
B. a necessidade de haver uma única autoridade (o Leviatã) a qual todos os membros devem se render de forma inquestionável, para que se possa atingir a paz.
C. a distribuição de renda de forma justa e equilibrada e o fim do sistema capitalista.
D. a necessidade da divisão racional das funções estatais, como forma de proteção às liberdades individuais, evitando abusos e a concentração do poder em um único titular.
E. a existência de uma “mão invisível”, que orienta a economia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1 e a d 2 c 3 d a 4 b esses são os item corretos
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás