Conhecido como o parceiro de Karl Marx na elaboração da construção do materialismo histórico e dialético como base para a ciência e da crítica ao sistema capitalista, Friedrich Engels (1820 – 1895) dedicou boa parte da sua vida à pesquisa sobre o conceito de natureza em meio a muitos outros temas.
Considerando o texto base, avalie as afirmações a seguir:
I- Engels evidenciava a sua preocupação em demonstrar as bases da sua crítica ao sistema capitalista.
II- Engels descreve com todos os detalhes as características degradantes das construções pequenas e escuras que serviam de abrigo.
III- A opção pela denúncia feita pelo autor, das precárias condições ambientais dos guetos ocupados pelos trabalhadores ingleses pode ser considerado um dos primeiros manifestos ambientalistas conhecido.
IV- As inúmeras pessoas de diferentes famílias, a ausência total de saneamento e exposição absoluta das pessoas a toda sorte de risco de contaminação pelo ar e pela água, além do risco à saúde promovido pela fumaça do aquecimento precário a lenha foram temas tratados pelo autor.
É correto o que se afirma em:
A)
I e III, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
III e IV, apenas.
D)
I, II e III, apenas.
E)
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Sobre Engels:
É correto o que se afirma em: E) I, II, III e IV.
Karl Marx ao lado de Friedrich Engels, preocupavam-se com os efeitos, especialmente da revolução Industrial, que intensificou, por um lado, a produção de riquezas de forma excepcional e, de outro, provocou a miséria de milhões de trabalhadores.
Ambos aspiravam encontrar uma alternativa para a sociedade capitalista, entendiam que ela poderia ser mais justa por meio do estabelecimento de relações sociais fundamentadas na cooperação e com uma distribuição igualitária de riquezas.
Engels, em sua obra "A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra 1845", denunciou as horríveis e precárias situações da classe trabalhadora, em meio às doenças, falta de saneamento, atendimento médico.
Diz Engels: "...afirmo que milhares de famílias honestas e laboriosas muito mais honestas e estimáveis que todos os ricos de Londres encontram-se em condições indignas de seres humanos e que todo proletário, sem qualquer exceção, sem que a culpa seja sua e apesar de todos os seus esforços, pode ter o mesmo destino."
Bons estudos!